Diferentes formas de governo

Spread the love

Como podemos descrever, de forma simples e pratica, o que é um governo?

Se considerarmos a teoria descrita nas escolas de ciências políticas, podemos perceber que um governo ou sistema de políticas, trata-se de um aglomerado de sociedades de cunho político onde um determinado Estado passa  a ter uma melhor organização, para que todo o seu poder seja exercido perante a sociedade geral, isto é, o povo.

Cabe salientar que existe distinção entre o modo de governo defendida por um Estado e o formato do Estado (sempre unitário ou federal). Assim como existe grande diferença entre os sistemas de governo, como o parlamentarismo, presidencialismo ou monarquismo, etc.

Podemos compreender que as formas de governar são a política de governo escolhida para organizar as nações. Este é um tema bastante extenso, devido às mudanças no passar dos anos, pela necessidade que os Estados têm de aumentar seus sistemas e regimes pelas tendências e necessidades sociais.

Todas as teorias e formas de governo atual, teve seu estudo iniciado por Aristóteles, filósofo da Grécia antiga,  dedicado nas áreas de Metafísica, Ética e Estado.Em sua mais renomada obra “A Política” , o filósofo considera as formas e a administração política.

As formas de governo, por Aristoteles e Maquiavel.  

Como legítimas, por Aristóteles, existía apenas a Monarquía,  Aristocracia e Democracia. Na Monarquia, o poder supremo era apenas do rei, enquanto na Aristocracia, o poder era dividido entre pessoas nobres.Na Democracia, a população possui autoridade política.

Existiam outras formas de governo, que, segundo o proprio Aristoteles, poderiam ser consideradas como proibidas, pois não tinham direcionamentos adequados a sua intenção política.  Consideram assim, a Demagogia, no qual o poder e totalizado por grupos populares, a Oligarquia, que consiste no poder concedido a uma sociedade injusta e a Tirania, no qual consiste o poder absoluto, conquistado através da corrupção.

Maquiavel, entretanto, abordou também este assunto em suas obras, mas considerava somente a República e o Principado.

As diferencas entre Monarquia, Republica, Presidencialismo e Parlamentarismo.

Nos dias de hoje, os tipos de governo predominantes no mundo são a Monarquia e república. Na primeira, o poder absoluto está nas mãos do rei, no qual se passa de pai para filho. Neste modo governamental, o tempo não é o limite, o poder e exercido até a morte ou em casos extremos, se orei desistir de seu poder.

Na forma monárquica, existem duas vertentes, que podem ser constitucional, no qual o governo é administrado através do primeiro ministro,  ou a absoluta, com o poder exercido de forma ilimitada.

Entretanto, na República, modo de governo da maioria dos países do mundo, a nação e administrada por um presidente, eleitos por meio de votos (seja pela população ou por representantes escolhidos pelo povo) e o poder e suas funções são desenvolvidas por um período específico.

A democracia foi dividida entre o presidencialismo e o parlamentarismo. De forma resumida, pode-se compreender que nos governos presidenciais, o presidente possui o poder executivo, ou seja, ele é o chefe de Estado e Governo. Mas, no parlamentarismo, o chefe do governo e o premier (ou primeiro ministro), sendo que os poderes estão sob a responsabilidade dos deputados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *